2012 Non-Stop: Viral, Freima, Dance Club, Club447, Double Date, & other grooves

Distraí-me pelo que pareceram ser dois segundos (ou um fim-de-semana daqueles) e há já quase um ano que o meu site não recebe notícias novas. Nos entretantos já mudei de casa e de cidade pelo menos duas vezes e, longe de estar quietinho e caladinho com a cabeça entre as orelhas, envolvi-me em cerca de várias aventuras interessantes no reino das coisas criativas, sozinho ou em colaboração com os melhores profetas rebeldes. Passo a citar aquelas em que depositei mais tempo e energia, e que me são talvez por isso mais queridas.

 

Viral – Agenda Cultural

Tem sido sem dúvida o projecto a que mais tempo e energia tenho dedicado, sobretudo na comunicação e gestão de conteúdos. Lançada a finais de Outubro de 2012, comecei a trabalhar nesta plataforma cultural online em Junho, com o Tiago Abelha, a Mónica Planche e o Carlos Quitério. Nada seria igual, no entanto, sem a ajuda de uma série de gente extraordinária (Rosa Alice Branco, José Fangueiro, Miguel Reduto, Mariana Amorim, Paulo Moreiras, Mário Caeiro, Nuno Di Rosso, Marcelo Magalhães, João Pedro da Costa, Paulo Gouveia, Ana Sales, Cláudia Silva, Luio Onassis, João Cabral e tantos outros…) a quem aproveito para agradecer. Tem sido um trabalho árduo e contínuo, mas muito gratificante: desde então recebemos já uma Menção Honrosa no Prémio SIM Samsung, fomos “Site do Dia” na Sapo Tek, e temos recebido feedback muito positivo de algumas das principais entidades culturais portuguesas. Se não conhecem a Viral, não sabem o que perdem.

 

Freima Labs – Label

Após não sei quantos anos de planeamento errático e muita vontade, foi em Dezembro passado que saiu finalmente a 1ª edição da Freima Labs – a compilação “Weather Forecast” – que reúne o que de mais fresco se tem feito na electrónica de dança portuguesa. Inclui nomes como Voxels, Photonz, Freimatic, Stereo Addiction, Jesus K & the sicksicksicks, Mirror People, Trikk, Miguel Torga, Ludovic, Infestus e Pixel82. Ouçam tudo no Soundcloud da Freima Labs e, se gostarem muito, podem sempre comprá-la nas principais lojas online, como a Beatport. Espera-se para breve a segunda edição, desta feita um EP da autoria de Miguel Torga com remisturas de Alex FX e Cleymoore.

 

Dance Club – Editorial

Também em 2012 estreei-me a escrever para a revista Dance Club. Comecei com uma reportagem sobre o panorama nacional das editoras de música electrónica – que podem ler aqui – e depois com um artigo em jeito de Tech Review sobre o novo sintetizador polifónico / caixa de ritmos “Tempest”, uma colaboração entre Roger Linn, que engendrou máquinas míticas como o LM-1 Drum Computer e o MPC60, e Dave Smith, que é nada mais nada menos do que o criador do protocolo MIDI. Novos capítulos a caminho!

 

Sound Design & Produção

Embora com menos tempo para produzir som original, consegui ainda acabar o EP “Lost, Beat & Bop”, a sair brevemente, e que podem ouvir aqui. Fiquei muito contente com o resultado deste meu primeiro Ep de originais a solo, e tenho já outras surpresas nas mangas, que oportunamente revelarei. Na área do Sound Design cruzei-me, por um lado, com o vídeo-artista Volumetrik, tendo sonorizado uma apresentação de um novo produto da tecnológico da empresa nacional Oni chamado OniCloud; e por outro com uma excelente equipa liderada por Valise D’Images, que incluía também Miguel Osório e Irina Sales Grade, na sonorização de um espectáculo de Video-Mapping – Águeda 3D – inserido no evento Agitágueda 2012 e projectado sobre o Tribunal de Águeda.

 

Double Date – DJ

Também em 2012 fui agenciado pela Double Date, uma nova agência de artistas electrónicos de Lisboa, ligada ao grupo

Depois de quase um ano de actividade, fruto da guerra sem fim à vista entre o Teatro Sá da Bandeira e a Câmara Municipal do Porto, o Club447 voltou finalmente à produção de eventos. A última foi em grande e teve lugar na Estação de Metro de S. Bento, mesmo debaixo do centro da Baixa do Porto. Os artistas convidados foram, desta feita, os C&C Music Factory, e foi um festão de proporções épicas. Preparem-se porque voltaremos em breve ao ataque, num evento mais familiar a acontecer no Gare Porto no dia 28 deste mês (Março)…

 

Conferências

Depois de, em 2011, ter dado três conferências – nas Belas Artes do Porto, Universidade de Aveiro e Museu da Ciência, em Lisboa – sobre temas ligados às Artes Digitais e ao Design de Som, fui em 2012 convidado a dar uma outra na ESAD de Matosinhos, no âmbito da Semana de Artes Digitais, sobre o meu percurso profissional nesta área. Ainda não me sinto completamente confortável a falar em público, mas já me vou orientando. =)

__________________________________________________________________

2013

Afinal já vou começando a perceber as razões para me ter distraído do site e, embora não prometa nada, tentarei de futuro gerar mais actividade nesta minha toca virtual. O que posso sim prometer é que 2013 será pelo menos tão deliciosamente produtivo como foi 2012. Um grande abraço a todos aqueles cujos caminhos se têm – face às intempéries e aos óbvios obstáculos actuais que nem vale a pena aqui hoje nomear – cruzado com o meu nestas andanças criativas: este ano, não deixaremos pedra sobre pedra.

Comments

Copyleft: all rites reversed.